SEGURO AUTOMÓVEL: COMO ANDAM OS PRAZOS DE REGULARIZAÇÃO DE SINISTROS E AS RECLAMAÇÕES?

A equipa da Amplitude está cá para apoiar e elucidar os seus clientes nos momentos mais cruciais do serviço que prestamos- os sinistros. De facto há casos complicados, mas deve também enaltecer-se que a qualidade de serviço do setor segurador tem melhorado e está em nível muito superior a vários setores de serviços como as telecomunicações, por exemplo.

Tal é bem evidenciado pelo reduzido número de reclamações apresentadas em 2023 aos Seguradores relativamente ao tema “sinistro”, no âmbito do seguro automóvel: cerca de 5.900, o que representa apenas 1 reclamação por cada 1.626 veículos seguros.

Desde 2007, os seguradores passaram a estar obrigados a um conjunto de prazos máximos de regularização de sinistros, com sanções em caso de não respeito. O cumprimento é efetivamente controlado pela ASF, a tutela do setor, quer através de ações de supervisão on-site, quer pela análise de reportes obrigatórios, em cada fase do ciclo da regularização de um sinistro.

O último relatório da ASF disponível (2023), apresenta as médias por segurador e em geral, relativamente a incumprimentos do prazo máximo, que em 2023 ficaram-se nos 0,3%:

Houve de facto uma melhoria em 2023, apesar do aumento do número de sinistros em 9,3%. Os sinistros com danos corporais são em média os mais complexos com 1,3% de incumprimentos em 2023.

As tabelas abaixo identificam as 18 fases que são controladas e monstram indíces de cumprimentos sempre muito próximos de 100%.

Numa próxima edição, explicaremos o porquê da maior rapidez de regularização em caso de participação através aa DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel), bem como a evolução relativa a casos suspensos por suspeitas de fraude, algo que a Inteligência Artificial aplicada às peritagens vem robustecer.

Estamos ao seu dispor para qualquer dúvida e para lhe encontrar a solução mais adequada na sua proteção face ao risco.

Contactos

Linkedin Amplitude

 

AINDA NO SEGURO AUTOMÓVEL: COMO ANDAM OS PRAZOS DE REGULARIZAÇÃO DE SINISTROS E AS RECLAMAÇÕES?