As viagens e os seguros

Estamos de volta às viagens e o planeta está bem animado, seja por motivos de lazer, seja de trabalho com regresso dos congressos e das feiras internacionais que tanto impulsionam os negócios. Vimos então trazer algumas noções importantes sobre os seguros de viagem.

Os Seguros de Viagem são um subtipo de Seguro de Acidentes Pessoais, tendo por âmbito base Acidentes – desde que não excluídos – quer acontecidos em contexto profissional, e/ou extraprofissional, em qualquer parte do mundo.

Que coberturas contemplam?

Morte ou Invalidez Permanente por Acidente*, Despesas de Tratamento por Acidente* – três coberturas sempre presentes nas apólices de Acidentes Pessoais – e várias que acompanham necessidades específicas de uma viagem (algumas normalmente opcionais, com custo acrescido (a)), tais como:

– Consulta do Viajante, Cancelamento ou interrupção de viagem (a), Despesas por Atraso da Transportadora (a), Despesas Médicas no Estrangeiro por doença (importante a extensão a doenças pandémicas), Assistência em viagem **, Despesas de Repatriamento, Evacuação por motivos políticos ou fenómenos da natureza (a), Extravio, atraso ou dano de Bagagem Acompanhada (a) e/ou Bagagem não Acompanhada, Responsabilidade Civil Extracontratual (a) (danos causados a terceiros), com capitais e limitações especificados por cada produto/seguradora. Uma das limitações mais comuns são os países em guerra declarada, a utilização de veículos de duas rodas ou de aeronaves não comerciais, os atos de terrorismo, os cataclismos naturais como terramotos e tsunamis, bem como os desportos de aventura, mas que podem ser alvo de inclusão com custo acrescido e/ou negociação caso-a-caso.

Há pacotes por exemplo para viagens ao ski (neve) que incluem até reembolso em caso de cancelamento por falta ou excesso de neve no destino e encargos com aluguer de equipamento, “forfaits” e aulas não utilizadas em caso de acidente.

No caso de viagens em trabalho, pode fazer sentido incluir coberturas como Transporte de Profissional de Substituição, ou Envio de Equipamento Profissional Urgente, bem até Acesso a Vídeo Consultas Médicas, no caso por exemplo de países com menor cobertura de assistência médica.

*ACIDENTE – O acontecimento de caráter súbito, externo e imprevisível para a Pessoa Segura e Beneficiário, que cause à Pessoa Segura lesões corporais, invalidez permanente, incapacidade temporária ou morte, verificadas clinicamente, imediatamente a seguir ao acidente ou até após 2 anos da data da sua ocorrência

**Na ASSISTÊNCIA EM VIAGEM – Existem pacotes de apoios em viagem mais ou menos amplos e sofisticados, e cada vez mais as seguradoras disponibilizam algo que transmite um apoio tangível: além da habitual linha de assistência 24 horas, uma app que permite um contacto direto com os vários serviços contratados e até alertas da proteção civil da região onde nos encontrarmos (em caso de incêndios florestais ou cataclismos da natureza, etc.)

Vários seguros de acidentes pessoais/ viagem? faz sentido?

As indemnizações por morte e invalidez complementam-se, isto é, os capitais em caso de sinistro são cumulativos entre as várias apólices de acidentes pessoais, vida e viagem.

Empresas:

O Caso Particular das viagens em trabalho e dos colaboradores expatriados:

A proteção e segurança dos colaboradores em viagens de trabalho ou expatriados são uma prioridade básica no âmbito da responsabilidade social das empresas e do dever de proteção (Duty of Care). As boas práticas estabelecem a necessidade da empresa de elaborar uma avaliação de riscos e planeamento prévio antes do início da viagem, a obrigação de os trabalhadores receberem todas as informações necessárias e a garantia de segurança em caso de situação de perigo ou risco grave.

Entre os principais riscos profissionais a ter em conta para os trabalhadores destacados, encontram-se o contágio ou infeção devido a más condições sanitárias, violência e insegurança civil no destino, acidentes relacionados com a segurança rodoviária, eventos meteorológicos extremos e/ou catástrofes naturais.

Para viagens de negócios ou estadias de curta duração, o seguro de viagem de negócios com complementos de cuidados de saúde, pode assegurar que o Colaborador está devidamente protegido contra qualquer acidente ou acontecimento imprevisto.

Para viagens de maior duração, para além de ter de ser comunicada a extensão territorial ao segurador da apólice de acidentes de trabalho, podem fazer sentido soluções de seguro de saúde que cobram todas as despesas de saúde durante a estadia no estrangeiro, desde a teleassistência e reembolso rápido das despesas até ao tratamento de saúde mental ou medicina preventiva. Estas apólices de seguro de saúde podem ser complementadas por um plano internacional de risco expatriado que inclua seguro de vida, seguro de acidentes e prestações complementares de invalidez.

 Seguros de viagem “contínuos” /apólices ano e seguintes?

Para empresas com vários colaboradores que viajam com muita regularidade, pode fazer todo o sentido avaliar a contratação deste tipo de apólices, que se caracterizam por:

  • Apólice anual que cobre todos os elementos da empresa (e até subcontratados em certas condições), sem necessidade de comunicação viagem a viagem
  • Muito menos exclusões que as apólices de viagem normais
  • Cancelamento de viagem coberto
  • Ficam cobertas viagens de lazer dos administradores e diretores.

A equipa da Amplitude está ao seu dispor para estudar as opções que mais sentido façam para cada situação, em deslocações para todas as latitudes. Boa viagem!

Sou beneficiário? Na morte de um familiar, como podem os eventuais beneficiários pesquisar se de facto o são (seguro de vida, de acidentes pessoais e operações de capitalização): ASF

Seguros Viagens

Linkedin

As viagens e os seguros